
Educação dos filhos – O grande desafio dos pais
A tarefa de educar os filhos, aos pais diz respeito, e estes melhor que ninguém saberão a forma como o quererão fazer, sobre que valores assentar a educação dos filhos e orientar o caminho a percorrer. Ainda que, ao longo desse caminho surjam dúvidas sobre quais as melhores formas de efetivamente o fazer.
(Aproveite este workshop da Professora Carolina)
É legítimo questionar-se sobre algumas decisões tomadas. E sempre que possível, reavaliá-las para melhor percorrer esse caminho consciente dos passos dados (umas vezes para a frente, outras vezes para trás), das curvas que fazem abrandar e estar mais atentos (mais presentes) e de todos os ajustes necessários fazer para conseguir acompanhar cada filho tal como ele merece, para que ele mesmo se possa descobrir e que seja elevado todo o seu potencial.
Praticar uma parentalidade consciente é um caminho desafiante. A Psicóloga Inês Afonso Marques ajuda os pais a trilhar este caminho.
Como diz um provérbio africano “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”. E na minha vida com 6 filhos dou-me conta disso todos os dias. Educar é uma tarefa desafiante, uma aventura que implica risco, pois não temos certezas de tudo e ajudar os nossos filhos a crescer felizes significa também vê-los a percorrer o seu caminho.
Estar presente
Penso que para educar um filho é preciso estar presente. É fundamental a construção da relação entre um pai e um filho. É preciso construir uma relação de confiança e um vínculo seguro com a criança. E isso constrói-se desde o nascimento, através do colo, do mimo e do brincar. É muito importante dedicar tempo exclusivo de atenção aos filhos nas diferentes idades.
Regras e Limites
Outro princípio basal é estabelecer regras e limites. Orientar a criança numa rotina diária que se define por tarefas sequenciais que, mesmo o bebé desde cedo, é capaz de reconhecer e identificar. Essa rotina dá segurança à criança. Ela sabe com o que contar, consegue antecipar os momentos do dia, sentindo que tem o controlo e por isso sente-se mais confiante, calma e feliz. Uma rotina traz organização, estabilidade e logo menor probabilidade de surgirem frustrações que geram conflitos e birras.
Contudo, imprevistos acontecem e o plano ou rotina pode contemplar exceções e ser flexível para alterações, que tanto quanto possível, devem ser explicadas à criança. E estas situações inesperadas também são importantes para a criança aprender a lidar ao longo do seu desenvolvimento com a frustração e o imprevisto.
Consistência e Coerência
Outro princípio básico é a consistência e a coerência com as regras e limites que se definem.
Por exemplo, não faz sentido oferecer um presente à criança se ela está a fazer uma birra para a alcançar. Não podemos premiar um comportamento errado.
Diálogo
O diálogo e a comunicação também assumem um papel importante na educação dos filhos. Os pais devem procurar a comunicação bilateral. Saber escutar as crianças. Ouvi-las mais. Olhá-las nos olhos. Acolher as suas perspetivas e conhecê-las melhor. Pode ser através do brincar, num passeio a pé, fazer um desenho em conjunto, pela escrita ou a ver um filme aconchegados no sofá.
![Os essenciais na educação dos filhos [o que diz uma mãe de 6?] 1 Os essenciais na educação dos filhos [o que diz uma mãe de 6?] 1](https://i0.wp.com/gymboreeclasses.pt/wp-content/uploads/2022/04/Design-sem-nome-44.jpg?resize=300%2C251&ssl=1)
Pelo Exemplo
Ser modelo, mostrar como se faz. As crianças aprendem pela observação, desde muito cedo. Imitam os seus amigos que brincam ao seu lado e gostam de imitar o que os adultos fazem. Os pais devem procurar ser os modelos das boas maneiras que querem ensinar aos seus filhos. Se mostrarmos com as nossas ações, vai refletir-se no comportamento dos nossos filhos.
Conhecer-se a si mesmo
Procurar saber mais, pois nós pais erramos todos os dias. Procurar ajuda especializada para aprender mais sobre o desenvolvimento infantil/juvenil, para se conhecer a si mesmo, para conseguir superar as dificuldades e seguir em frente com um sorriso.
![Os essenciais na educação dos filhos [o que diz uma mãe de 6?] 2 Os essenciais na educação dos filhos [o que diz uma mãe de 6?] 2](https://i0.wp.com/gymboreeclasses.pt/wp-content/uploads/2022/04/Design-sem-nome-46.jpg?resize=254%2C213&ssl=1)
As crianças vão atrás de um sorriso e procuram a alegria. Precisam dela para crescer como uma planta precisa do sol.
Vamos regar as nossas plantas com muito amor, dar-lhes espaço para crescer e admirar as flores e frutos a brotar?
Desejo-vos muitos dias de sol! (as nuvens e a chuva também serão necessárias) 🙂
Carolina Canto, psicóloga e professora gymboree.